Numa Linha Entre o Céu e o Mar.

NUMA LINHA ENTRE O CÉU E O MAR conta as histórias de três personagens: Das Almas, Nêga e Marcos, que se unem para pescar um grande peixe. O primeiro é um velho pescador que sem mais a força necessária para ir ao mar, planeja uma última pescaria, Nêga é uma surfista que sonha em disputar campeonatos no exterior e chegar a elite do esporte mundial e Marcos precisa de um trabalho que o ajude a sustentar o filho que está para nascer. Os três se juntam para pescar o Camurupim, um peixe que pode alcançar mais de dois metros de comprimento e ter cento e vinte quilos, que a pesca de um único espécime pode durar duas horas, e cujos cardumes migratórios só passam ao lado da costa uma vez ao ano. É a oportunidade que têm de ganhar um bom dinheiro.

O Cenário

A história se passa em dois lugares: no bairro do Serviluz, localizado na faixa litorânea de Fortaleza, e no alto mar.

O Serviluz é uma favela que cresceu com uma população expulsa de outras áreas litorâneas do Ceará, surgindo como uma comunidade ligada à pesca, e que com o crescimento da cidade começou a abrigar pessoas de outras atividades econômicas, sem perder sua estreita relação com o mar. O terreno onde está surgiu do assoreamento ocasionado pela construção do Porto do Mucuripe, e uma de suas praias, o Titãnzinho, é o maior celeiro de atletas do surfe do Nordeste brasileiro.

O bairro tem características comuns a outros bairros brasileiros pobres de grandes cidades brasileiras: alta densidade populacional, grande população jovem e desempregada, alto índice de criminalidade, residências pequenas, ruas estreitas, e forte presença de igrejas evangélicas. 

 

O Camurupim

Peixe de escamas grandes; corpo alongado e comprimido; boca grande e um pouco inclinada. A mandíbula inferior sobressai para fora e para cima, os dentes são pequenos e finos e a borda do opérculo é uma placa óssea. A coloração é prateada, sendo o dorso cinza azulado, variando de claro a quase preto; os flancos e o ventre são claros. Nas águas escuras, pode ficar dourado ou marrom. Alcança mais de 2m de comprimento total e 150 kg. É considerado por muitos como o peixe mais esportivo do mundo. Também chamado de Tarpão, ou Tarpon.